Coro Santo Inácio em Viseu

O Coro Santo Inácio participou na Sé de Viseu, no dia 2 de Junho, Sábado, no 30º Encontro de Coros, organizado pelo Orfeão de Viseu (maestro António Vicente de Figueiredo) e em que tomou parte também o Orfeão da Madalena, Porto (maestrina Lígia Castro). O Orfeão de Viseu comemorava os 83 anos de existência e o da Madalena já vai nos 85… Ambos são grupos com mais de 40 elementos cada um, com longa experiência coral, apresentando reportórios de bastante exigência coral, não só quanto a volume de som, como a qualidades vocais e virtuosismo artístico.
O Orfeão festejado, que goza de grande prestígio no seu meio, como instituição cultural e de solidariedade, manifestou-se muito nobre e dedicada, através de a organização impecável e da dedicação simpática dos seus elementos.   
O Coro Santo Inácio, com dez anos de existência, apresentou-se numa formação muito reduzida (apenas 13 elementos), mas concentrada, coesa e bem afinada, tendo sido também apreciado e muito aplaudido. Salienta-se a participação do público em frases de algumas peças mais conhecidas, o que enriqueceu o ambiente e favoreceu uma apreciada interacção entre coro e público.
No dia seguinte, Domingo, o Coro Santo Inácio encarregou-se do canto na Eucaristia das 11:00 horas, na Sé, presidida pelo pároco, Cónego José Leitão. Acompanhou muito bem ao órgão o maestro Acácio Ferreira, director do Coro da Sé.
Antes do almoço e do regresso a Lisboa, o Coro Santo Inácio teve ainda tempo de apreciar, no Museu Grão Vasco, uma parte da Exposição sobre São Teotónio, comemorativa dos 850 anos da morte do Santo.
No regresso a Lisboa, a paragem no Santuário de Fátima, para algum tempo de descanso e de oração, foi a melhor maneira de encerrar um fim de semana, cheio de convívio entre os próprios elementos do Coro e com os outros dois grupos, em ambiente rico de cultura, de arte e de espiritualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário