História

1.- O Coro Santo Inácio iniciou actividades no dia 10 de Setembro de 2002. Tem a sua sede no Colégio São João de Brito, onde nasceu e onde realiza os seus ensaios, com o apoio do Centro Inaciano do Lumiar (instituição que congrega várias instituições ligadas aos Jesuítas).


2.- Os cantores que iniciaram o Coro forma os seguintes:
 
 
Sete Sopranos: Maria da Conceição Teixeira, Ana Maria Marujo, Paula A. Pereira, Maria Antonieta Pereira, Sandra Maria Caldas, Susana Godinho da Silva, Isabel Maria dos Santos

Cinco Contraltos: Ana Sousa Rosa, Lúcia Cristina Lopes, Teresa Maria Baptista, Ana Margarida Azevedo, Marta Alexandra Lopes.

Seis Tenores: José Augusto dos Santos, Virgílio António Canaveira, Carlos Agostinho Nunes, João Carlos Caldas, António Braancamp Sobral, Fernando Jorge Rua.

Sete Baixos: Jorge Augusto Osório, Fernando Manuel José, Pedro Mouta Ferreira, Celso Eduardo Pereira, Pedro Carlos Silva, Manuel Cunha, Vladislav Mironov.


3.- Durante o ano lectivo de 2002-2003, tomou a seu cargo a parte coral na Eucaristia de Domingo, às 13 horas, na Igreja do Colégio de São João de Brito.
Foi a Castelo Branco, a convite do Coro da Sé de Castelo Branco, dirigido pela Prof.ª Cristina Lima, e recebeu o mesmo Coro, em Lisboa.
Em 2003, colaborou nas festas populares locais e nos Concertos de Natal, promovidos pela Junta de Freguesia do Lumiar.
A 1 de Outubro de 2003, participou na Igreja de Santos-o-Velho, nas celebrações do 1.700º aniversário do Martírio dos Santos Veríssimo, Máxima e Júlia. A 22 de Novembro, no Encontro de Coros em honra de Santa Cecília, na Igreja de São Francisco de Assis; e, a 8 de Dezembro, cantou em Setúbal, na Igreja da Imaculada Conceição, em confraternização com o Coro “Canticum Novum”.
No Natal de 2003, colaborou com as iniciativas da Junta de Freguesia, actuando em três concertos. Actuou também numa festa de Natal para Refugiados, com a presença do Presidente da República, Jorge Sampaio. Cantou também no Natal do CEC (Círculo de Espiritualidade e Cultura).


4.- Ano de 2004. Convidado para cantar na Eucaristia Dominical da RTP1 e RTPi, fez a sua estreia no dia 4 de Janeiro de 2004.
A 7 de Março, cantou na Missa da Sé, com os Coros de São Domingos de Benfica e de Santa Engrácia (“Mater Dei”), comemorando os 47 anos da RTP. No mesmo mês, gravou o CD “Ao partir o Pão”, em três sessões.
Participou no “Festival da MuDança”, no início da Primavera, a convite da Junta de Freguesia do Lumiar.
No dia 25 de Abril, solenizou a missa transmitida pela Rádio Renascença. Sucessivamente, cantou em Sesimbra, no Cartaxo, na Interaves (Marés), na Basílica da Estrela e no Museu do Traje.

No dia 10 de Julho, participou na Missa das Ordenações Sacerdotais de Jesuítas, com o Coro da Sé de Castelo Branco, na Sé Nova de Coimbra.
Cantou com o Coro do INE, na Cripta da Igreja de São João de Deus, e com o Coro Laus Deo (Idalete Giga), no Concerto comemorativo dos Cem Anos de Nascimento da Prof.ª Júlia de Almendra, na Igreja de São Domingos (Baixa).
De 30 de Outubro a 1 de Novembro, efectuou uma Viagem de Cultura e Convívio ao Algarve (Ferragudo), tendo cantado na Igreja e no Casino de Armação de Pêra (com os Coros de Tavira e de Silves), na Igreja de N. Sra. do Amparo (Portimão), e na Igreja da Mexilhoeira Grande. Teve em Armação de Pêra, a prestimosa colaboração da Associação Cultural local “Dar De Vaia”.
A partir do mês de Novembro, iniciou uma colaboração na missa das 12 horas, uma vez por mês, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Lumiar (Metro: “Quinta das Conchas”).
No Natal (2004), realizou três concertos: um, na Marmeleira, Rio Maior, a convite da Biblioteca Cultural local; outro, na Igreja de São Quintino, a convite da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço; e outro, na Igreja do Colégio de São João de Brito, por iniciativa própria e com o apoio da Junta de Freguesia do Lumiar.

5.- Ano de 2005. Ainda em tempo de Natal, levou a efeito, na Igreja do Colégio, no dia 9 de Janeiro de 2005, pelas 16 horas e por sua iniciativa, um Concerto de Natal, em que participou também a Soprano Lia Altavilla.
A 6 de Março, cantou a Missa Festiva, na Sé de Lisboa, com os Coros de São Domingos de Benfica e de Santa Engrácia e São Francisco de Assis (“Mater Dei”), na comemoração dos 48 anos da RTP. A 2 de Abril, solenizou a Eucaristia comemorativa dos 729 anos da Freguesia do Lumiar, na Igreja de São João Baptista do Lumiar (Lisboa).
A 24 de Abril, participou na Festa de Entrega de Prémios e Inauguração do “Site” do Voluntariado de São João de Deus, em Lisboa.
O “Concerto de Maio” foi realizado no dia 21, na Igreja do Colégio, com os Coros da Paróquia do Seixal e “Sursum Corda” da Matriz de Oeiras.
A 29 do mesmo mês, colaborou na igreja da Abrigada (Alenquer), com o Coro local, na cerimónia da bênção e inauguração de um carrilhão com nove sinos novos.
Como no ano anterior, solenizou a Festa do Coração de Jesus na Basílica da Estrela, juntamente com o Coro da Basílica, a 3 de Junho.
No dia 2 de Julho, à noite, realizou um Concerto de Música sacra, na Basílica do Coração de Jesus, na Póvoa de Varzim, e, no dia seguinte, solenizou, no Santuário de Nossa Senhora do Alívio, a Eucaristia das 12.00 horas.
A 9 de Julho, cantou na Eucaristia das Ordenações de três jesuítas (Filipe Martins, Lourenço Eiró e Luís Ferreira do Amaral), na Igreja de São Roque, em Lisboa, apoiado por cerca de 20 reforços, provindos de coros amigos.
A 30 de Julho, cantou na Eucaristia de Encerramento do Congresso Europeu dos Antigos Alunos Jesuítas, na Igreja de São Roque, em Lisboa, e, no dia seguinte, solenizou a Eucaristia da Festa de Santo Inácio de Loiola, às 12.30 horas, na Casa de Retiros do Rodízio, comemorando os 50 anos do lançamento da primeira pedra daquela Casa, também os 50 anos de sacerdócio dos Padres jesuítas José Maria de Azeredo e Norberto Lino e ainda a festa do padroeiro do próprio Coro.
A 19 de Novembro participou em Seia, no “XI Encontro de Coros das Terras de Sena”, com o Orfeão de Seia e o Coro “Cantar Nosso” da Golegã. Oito dias depois, organizou o Encontro de Coros “Santa Cecília 2005”, na Igreja do Colégio, com a participação de 17 coros da zona de Lisboa.
Em ambiente de Natal, a 20 de Dezembro, participou no Festival das “Nove Lições de Natal”, na Igreja do Campo Grande, a convite do Pároco.
Foi convidado, ao longo do ano, para cantar em diversos casamentos. Manteve a participação mensal na Eucaristia das 12 horas na Igreja de N. Sra. do Carmo, no Lumiar e a participação na “Eucaristia Dominical” da RTP, às 10 horas. Ao encerrar o ano de 2005, tinha realizado 120 actuações, desde a fundação, há três anos e três meses.

Em resumo – 32 actuações: uma actuação em cada 10 dias (tirando as 5 semanas de férias).


6.- Ano de 2006. No dia 15 de Janeiro, animou a Eucaristia das 12, na Igreja do Carmo, o que continuou a fazer num Domingo por mês.
A 12 de Fevereiro, realizou um primeiro Dia de Encontro e Reflexão, na Casa das Irmãs Vitorianas, na Apelação.
A 2, 9, 16 e 23 de Março, apresentou-se em curtas actuações, nas Quatro Conferências Comemorativas dos 500 anos de Nascimento de São Francisco Xavier, no Auditório do Colégio S. João de Brito, em Lisboa.

No dia 4 e 22 de Março, actuou na Cordoaria Nacional e no Centro Cultural de Belém, no lançamento do livro “Mártires do Japão” e na apresentação do programa das festas em honra de São Francisco Xavier, pelo Governo de Navarra.

Participou ainda em Março, no dia 17, no Festival de Coros do Lumiar, na Academia Musical 1.º de Junho, promovido pela Junta de Freguesia do Lumiar.



A 22 de Abril, cantou na Eucaristia do “Jubileu 2006”, a convite do Superior do Centro Inaciano do Lumiar, na Igreja do Colégio S. João de Brito, e, a 21 de Maio, na Eucaristia da Capela da Espinheira, e fez uma apresentação no Convívio na “Interaves” (Marés).
Recebeu, no Auditório do Colégio, o “Coro POL”, de Helsínquia, com quem cantou e confraternizou, no dia 25 de Maio: “Maio encantado”.
A 3 de Junho, solenizou a Eucaristia da Bênção das Pastas dos Alunos finalistas do ISCSP, na Igreja de Santa Maria de Belém do Mosteiro dos Jerónimos.
A 4 de Junho e a 9 de Julho, participou na Eucaristia das 12 horas, na Igreja de N. Sra. do Carmo, e, com outros coros de Lisboa, participou na Eucaristia Campal diocesana da Festa do Corpo de Deus.
A 16 de Julho, cantou na Eucaristia na Capela de Nossa Senhora do Carmo da Quinta do Casal Branco, em Almeirim, às 18 horas, presidida pelo Bispo de Santarém, D. Manuel Pelino.
Ainda em Julho, a 30, cantou na Eucaristia das 12 horas, na Capela da Casa de Retiros de Santo Inácio, no Rodízio, festejando o padroeiro da Casa e do Coro. A seguir ao almoço, deu um pequeno concerto informal.
No dia 1 de Setembro, solenizou uma Eucaristia pelas intenções de Fernando Correia e Família, na Capela do Hotel Charlton, em Alcântara. Um mês depois, encerrou com um Concerto, no Auditório da Junta de Freguesia de São João de Brito, as Jornadas de São João de Brito, comemorativas dos 50 anos da Paróquia de São João de Brito.
Nos dias 22 de Outubro, 19 de Novembro e 10 de Dezembro, cantou na Eucaristia Dominical da RTP, nos Estúdios do Lumiar.
No dia 12 de Novembro, organizou o Concerto do IV Aniversário, na Igreja do Colégio, às 15.30, com o Grupo Coral Sol Nascente.
Por fim, deslocou-se a Almeirim, no dia 16 de Dezembro, para participar num Concerto de Natal, com o Orfeão local e Coro Infantil.

Em resumo: 27 actuações: em média, uma actuação em cada 12 dias (tirando as 5 semanas de férias, no verão).