Coro Santo Inácio rumou a Aveiro e Aradas

O Coro Santo Inácio  esteve no passado fim-de-semana em Aradas e em Aveiro, dias 2 e 3 de Julho (2011).
Realmente, recebemos um “banho” de hospitalidade e de amizade, por parte, não só do Coro de São Pedro de Aradas, que nos convidou, e da Junta de Freguesia de Aradas, cujo presidente, David Paiva Martins, e Mesa da Direcção, tão amavelmente nos deu as boas-vindas, à nossa chegada, pelas 18h30, e nos presenteou no seu salão nobre, mas também da Igreja da Misericórdia de Aveiro, que nos acolheu no Domingo.
Meia hora antes da Missa de Sábado, às 19h30, o Coral de São Pedro de Aradas ofereceu um concerto na Igreja Paroquial, com peças bem escolhidas da música sacra, que o grupo soube interpretar com grande nível e perfeição e com grande aplauso da assistência.
Em seguida, às 20h00, os dois coros, acompanhados ao órgão de tubos, cantaram na Eucaristia vespertina, evocando o Padroeiro da Paróquia de Aradas (lugares de Verdemilho, Bom Sucesso, Quinta do Picado e Aradas). Presidiu o Padre Júlio e esteve presente também o Padre Paulo, pároco, que me convidaram para proferir a Homilia desta Festa.
No final, às 21h00, o Coro Santo Inácio apresentou oito peças do seu reportório, três das quais com a colaboração da assembleia que enchia por completo a Igreja e que soube colaborar muito bem nesta interacção.
No final, o ambiente era tão amigo e agradável, que os cantores, o público e seus familiares, ficaram espontaneamente a confraternizar à saída da Igreja. Foi preciso insistir para que os elementos dos dois coros se despegassem do público e se dirigissem para o local (Restaurante Botafogo), onde iria ser servido o jantar. Eram já 22h00.
O ambiente do jantar foi óptimo. Concorreu para isso, para além da simpatia das pessoas, o facto de cada membro do Coro Santo Inácio ter tomado lugar junto da família que o iria hospedar em sua casa. No final da refeição, o Coro local cantou, em ambiente alegre e descontraído, algumas canções típicas da região de Aveiro. Nem se apercebiam que já era meia-noite…
Na manhã do dia seguinte, Domingo, aproveitámos cerca de uma hora e meia, para, de autocarro e a pé, darmos uma vista panorâmica à Veneza Portuguesa, sempre acompanhados pelo nosso amigo, Maestro do Coro de Aradas, Manuel Sarrico. Às 11h30, cantámos na Missa da Igreja da Misericórdia, acolhidos pelo Dr. João Gamboa, compositor e maestro naquela Igreja e na Igreja de São Bernardo, e acompanhados ao órgão pela organista titular. Presidiu à Eucaristia o Padre João Paulo Ramos, capelão da Misericórdia de Aveiro.
O almoço foi-nos oferecido pela Santa Casa da Misericórdia no Lar da Moita (Oliveirinha), a que se seguiu um passeio de barco na linda Ria de Aveiro. Muito interessante, a nível cultural, com as salinas e as marinhas de junco e a migração das aves. Foi pena o sol ter-se deixado encobrir por alguma neblina.
Pelas 16h30, tomámos o caminho de casa, com uma paragem de cerca de três quartos de hora em Fátima, para descansar e visitar a Mãe do Céu. Quando chegámos a Lisboa, felizes e contentes, eram 20h00. Graças a Deus e a todos os novos amigos que conhecemos e que tão bons foram para connosco. Bem hajam todos! Que Deus lhes pague!
 
Padre João Caniço 

Sem comentários:

Enviar um comentário