Concerto na Basílica dos Mártires, 16 Abril 2011

Basílica dos Mártires, no coração de Lisboa, tão sumptuosa igreja, traz-nos à memória todos os soldados cristãos (cruzados vindos no Norte da Europa) que, movidos pela fé, auxiliaram na conquista de Lisboa aos mouros e caíram em combate. Esta igreja é dedicada a Maria, como a Rainha destes valentes, destes mártires.


Assim, o Coro Santo Inácio homenageou tão corajosos guerreiros, oferecendo ao público presente, belíssimas peças da música sacra como “Ó Vitima Sagrada”, coral de J. S. Bach, “Ave Maria” de J. S. Bach e C. Gounod, “Domine, non sum dignus” de Tomás Luís de Victória, “Sangue de Cristo” de Manuel Faria e, entre outros, “Faz-te ao largo” de Miguel Carneiro e “Sei em quem acreditei” de Acílio Mendes, estes com a participação do público.

Julgamos ter compensado o sacrifício do calor anormal que se fez sentir nessa tarde de Abril, pois a assistência permaneceu sempre atenta, aplaudindo de pé, fazendo-nos sentir orgulhosos com o entusiasmo das suas palmas.

Terminando, queremos agradecer o carinho do nosso público e a dedicação do nosso Maestro, Padre João Caniço, que selecciona obras tão maravilhosas, que concorrem para estreitar a nossa relação com Deus e com todos os colegas do Coro que, dia após dia, vão evoluindo e aprimorando tão valoroso objectivo, como é a beleza da música, sobretudo aquela que é cantada pela voz humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário