Coro Santo Inácio visitou a freguesia de S.Roque do Faial na Madeira

No fim-de-semana de 30 Outubro a 1 Novembro de 2010, o Coro Santo Inácio deslocou-se à Ilha da Madeira, numa acção de intercâmbio cultural com o Coro da Casa do Povo de São Roque do Faial, concelho de Santana. Para alguns de nós, foi a primeira visita a esta linda Ilha e, para outros, foi o seu “baptismo” de voo.


Fomos recebidos, ao princípio da tarde, no Aeroporto de Santa Catarina, pelo Presidente da Casa do Povo de São Roque do Faial, dr. Heliodoro Dória, que encaminhando-nos para a sede da Casa do Povo, nos presenteou com uma magnífica refeição. De seguida, foi feita a distribuição dos elementos do nosso Coro pelas casas em que os coralistas do Coro local tão amavelmente nos acolheram.

Pouco depois, partimos para a cidade do Funchal, onde, na Igreja do Colégio (antigo colégio dos jesuítas, dali expulsos por Pombal), seria celebrado o primeiro intercâmbio formal dos coros. Ali, o Coro, nosso anfitrião, abriu o programa, cantando várias peças do seu reportório, dirigidas e acompanhadas a órgão pelo Maestro João Victor Costa. De seguida, actuámos nós, apresentando música sacra. Interpretámos, pela primeira vez, o motete "O Sacrum Convivium" de Luís de Viadana.

No Domingo, 31 de Outubro, iniciámos o dia cantando na Missa Dominical, na Igreja Paroquial de São Roque do Faial. No final, dirigimo-nos à sede da Junta de Freguesia, onde fomos recebidos pelo seu Presidente, Arlindo Brás, que saudou a nossa presença e brindou à simpatia e boa convivência entre todos.




Este intercâmbio permitiu não só partilhar a música, mas também conhecer os costumes e alguns dos locais mais bonitos da Ilha. Assim, da parte da tarde, o fomos em passeio pela ilha, visitando Santana, Miradouro de Cabanas, São Vicente, Ribeira Brava, Cabo Girão, Funchal, Caniçal e Ponta de São Lourenço. As horas apertavam e ainda havia um concerto para realizar, às 19h00, na sede da Casa do Povo, juntamente com a Orquestra de Bandolins. A sala "transbordava" de gente que, depois de ter apreciado este grupo, assistiu à nossa actuação. Desta vez, o reportório escolhido foi mais variado e popular. Este dia não acabou sem um momento de descontração e passeio nocturno, na cidade de Machico.


O último dia, 1 de Novembro, dia de Todos-os-Santos, iniciou-se também com o acompanhamento a cânticos, na Eucaristia Solene da Igreja de Santana.


Após a celebração, o Coro acompanhou o Grupo Folclórico de São Roque, na sua oferta generosa e simpática do tradicional “Pão por Deus” ao Presidente da Câmara de Santana, dr. Rui Moisés, que saudou nos a todos com muita amizade e ofereceu um beberete no final.



Como não podia deixar de ser, os elementos do Coro aproveitaram para conhecer melhor as casinhas pitorescas da região de Santana e levar algumas recordações.


Pouco tempo nos restava já por terras madeirenses, pois, ao fim da tarde, tínhamos de regressar a Lisboa. Mas houve ainda ocasião para, de passagem por Machico, actuar mais uma vez, agora na Ribeira Seca. Foi a nossa quinta actuação, em dois dias e meio de estadia na Madeira!

Este intercâmbio com o Coro da Casa do Povo de São Roque do Faial permitiu-nos conhecer melhor aquele povo e as actividades que ele realiza ao longo do ano, que, acreditem, são de admirar. Para uma freguesia de 900 habitantes, ficámos admirados com a quantidade e diversidade de actividades formativas e culturais que desenvolvem, ao longo do ano, desde a vida normal de cada grupo (Grupo Coral, Orquestra de Bandolins, Tunacedros, Rancho Folclórico, etc.) até às inúmeras iniciativas sócio-culturais e formativas, para animar e ajudar toda a população.

Terra de grandes belezas naturais e culturalmente rica, é, sem dúvida, um local a visitar. Ficámos impressionados com a forma hospitaleira como fomos recebidos e tratados: com dedicação extrema e disponibilidade plena.

Deixamos aqui expressa toda a nossa gratidão, em relação a todas as pessoas que estiveram envolvidas neste intercâmbio, em especial ao Presidente da Casa do Povo, Heliodoro Dória. Bem hajam todos!

1 comentário:

  1. Agradeço as palavras simpáticas que descrevem neste espaço sobre a Vossa passagem por São Roque do Faial.
    É com este tipo de iniciativas que vamos construindo a historia dos nossos grupos...
    Cumprimentos a todos os coralistas do Coro Santo Inácio.

    Heliodoro Dória

    ResponderEliminar